Mapa do site          Home                                  

O Instituto Horizontes é uma organização da sociedade civil de interesse público (Oscip), sem fins lucrativos, formada por voluntários, entre profissionais liberais, empresários, intelectuais e pessoas de diversos segmentos da sociedade.

Seu principal objetivo é a promoção e articulação de ações que resultem na melhoria da qualidade de vida do cidadão (= o que vive na cidade) em áreas metropolitanas.

Em todos os seus trabalhos, o Instituto Horizontes utiliza a metodologia do Planejamento Estratégico, cuja função é, a partir dos pontos fortes e fracos, das potencialidades e ameaças, definir as prioridades de ação em toda a sociedade, por meio de suas instituições públicas e privadas. Desta forma os vetores das regiões metropolitanas, e seus municípios, podem desenvolver suas principais vocações e forjar um adequado tipo de vida e de oportunidades para todos os seus cidadãos.

A metodologia do Instituto Horizontes permite que todos os setores da sociedade se manifestem, não ficando as conclusões apoiadas apenas em documentação técnica ou pareceres de grupos restritos.

A atuação do Instituto está concentrada até o momento na Região Metropolitana de Belo Horizonte, com possibilidade de expansão caso necessário.

+ mais

Produzir conhecimento e desenvolver  ações estratégicas que resultem na melhoria da qualidade de vida na cidade.

Ser agente mobilizador e indutor da transformação da cidade.

Prevalencia absoluta do interesse público.

Compromisso com a participação da sociedade.

Independência e autonomia.

Primazia da ação voluntária.

Visão holística dos fenômenos, prevalente sobre a conjuntura.  

Atenção permanente aos processos de mudança e de globalização.

Compromisso com a sustentabilidade econômica, social e ambiental.

    Cadastre-se para receber
    nosso informativo periódico.
20.mar.15
Mídia repercute o 3º workshop do PAE Vetor Oeste

Vários jornais e portais governamentais destacam os resultados do 3º workshop e os atores envolvidos.

+ mais

20.fev.15
Confirmado 3º Workshop do PAE Vetor Oeste

Dia 12/03 acontecerá o 3º Workshop do PAE Vetor Oeste, no município de Betim

+ mais

17.mai.11
Grupo de Impulsão do Vetor Noroeste faz primeira reunião

O Grupo de Impulsão para o Desenvolvimento do Vetor Noroeste, criado no encerramento do Seminário do Programa de Ações Estratégicas para aquela região, reuniu-se pela primeira em 12 de maio último com representantes do Instituto Horizontes, para dar início aos trabalhos e organizar a pauta de sua atuação. Durante a reunião, o presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Horizontes, Teodomiro Camargos, destacou a importância da criação do Grupo para levar adiante as propostas que resultaram do PAE, após três meses de estudos e ampla participação comunitária, e que levam em consideração os problemas de emprego e renda, pobreza, educação, transporte, habitação, promoção da identidade da população e a questão dos presídios, entre outras.

+ mais

02.mai.11
Reunião discute problemas do Vetor Noroeste

Nota da Rádio CBN em 28/4/2011

+ mais

29.abr.11
Movimento SOS Nova Lima convida para Seminário sobre o futuro da cidade

Será no Teatro Municipal de Nova Lima no sábado, 30 de abril.

+ mais

26.abr.11
Seminário conclui PAE Noroeste amanhã

Será realizado nesta quarta-feira, dia 27, a partir das 9 horas, o seminário de encerramento do Programa de Ações Estratégicas (PAE) para o Vetor Noroeste, realizado pelo Instituto Horizontes com o objetivo de identificar ameaças e oportunidades para aquela área da RMBH, com foco central no município de Ribeirão das Neves. O seminário será realizado na Cidade dos Meninos, no centro de Ribeirão das Neves e terá palestra de João Joaquim de Melo Neto Segundo, educador popular, criador do Instituto Banco Palmas.

+ mais

12.abr.11
Instituto Horizontes apoia evento do IAB

Palestras, exposições e debates durante a "Semana de Arquitetura". Evento será de 12 a 15 de abril na sede do IAB-MG em Belo Horizonte.

+ mais

02.mar.11
Seminário do Vetor Noroeste reúne mais de 150

Mais de 150 pessoas participaram do Seminário inaugural do Programa de Ações Estratégicas para o Vetor Noroeste da Grande BH, realizado nesta quarta-feira, dia 02 de março, na Cidade dos Meninos São Vicente de Paulo, em Ribeirão das Neves. O programa, coordenado pelo Instituto Horizontes, irá discutir até o final de abril a situação atual e as perspectivas para os municípios que compõem aquele Vetor - Neves, Pedro Leopoldo, Esmeraldas, Capim Branco e parte de Contagem -, em busca de soluções consensuais para os problemas. 

+ mais

01.mar.11
Artigo analisa o desequilíbrio das metrópoles

Artigo do diretor geral do Instituto Horizontes, Hudson Navarro, publicado na edição desta terça-feira, 01 de março, no jornal ESTADO DE MINAS, comenta o crescimento desequilibrado das metrópoles brasileiras e ressalta o trabalho do Instituto, que dá início agora ao PAE Noroeste, depois de ter realizado estudos similares para os Vetores Norte e Sul da Grande BH.

Vale a leitura. Artigo está em nosso clipping.

+ mais

22.fev.11
Seminário abre Plano para Vetor Noroeste

Estão abertas até o dia 28 de fevereiro as inscrições para o primeiro Seminário do Programa de Ações Estratégicas para o Vetor Noroeste da Região Metropolitana de Belo Horizonte a ser realizado na próxima quarta-feira, dia 2 de março, a partir das 9h30, em Ribeirão das Neves. O Programa é promovido  pelo Instituto Horizontes, com apoio da Fiemg, da Associação Brasileira de Cimento Portland e da Cidade dos Meninos São Vicente de Paula e tem como objetivo elaborar um diagnóstico do Vetor e apontar caminhos para solução dos problemas.

+ mais

16.fev.11
Vetor Noroeste é notícia

Cláudia Pires comentou o Programa de Ações Estratégicas para o Vetor Noroeste na Rádio CBN

+ mais

24.jan.11
Instituto inicia estudos sobre Vetor Noroeste

 

Dando continuidade ao Planejamento Estratégico da GBH, o Instituto Horizontes iniciou oficialmente, no último dia 16 de janeiro, os trabalhos de elaboração do Programa de Ações Estratégicas para o Vetor Noroeste da RMBH. O Programa será desenvolvido durante três meses e será realizado nos mesmos moldes dos estudos feitos anteriormente para os Vetores Norte e Sul da RMBH. O Programa de Ações Estratégicas do Vetor Noroeste buscará promover mudanças visando a requalificação e melhor inserção da região na estrutura urbana da metrópole.

+ mais

13.dez.10
Novo estatuto e diretoria no site

O novo Estatuto do Instituto Horizontes e os nomes da Diretoria e dos Conselhos Deliberativo e Fiscal eleitos em 30 de novembro último já estão disponiveis no site, para download ou consulta.

Consulte-os em Estatuto e Diretoria e Conselhos, respectivamente.

+ mais

06.dez.10
Assembleia aprova contas e novo estatuto

A 9a Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária do Instituto Horizontes, realizada em 30 de novembro ultimo, aprovou as contas da entidade relativas a 2009, aprovou o novo estatuto e elegeu os novos membros da diretoria e dos conselhos deliberativo e fiscal.
A reunião foi realizada no auditório da Caminas, sob a direção do presidente do Conselho Deliberativo, Teodomiro Diniz Camargos, e do diretor geral, Hudson Lídio Navarro; participou também da mesa o diretor Marcos Sant´Anna.

+ mais

23.nov.10
Assembleia Geral em 30 de novembro

O Instituto Horizontes está convocando seus associados para a 9a. Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária, que será realizada na próxima terça-feira, dia 30 de novembro, às 17 horas, em primeira convocação, ou às 17h30, em segunda convocação, no auditorio da Caminas, à Av. Raja Gabaglia, 1.000 - 12o. andar.

+ mais

26.out.10
Instituto cumprimenta eleitos

O Instituto Horizontes enviou correspondência ao governador, ao vice-governador e aos senadores eleitos por Minas Gerais, cumprimentando-os pelo resultado e desejando sucesso no desempenho das funções designadas pelas urnas. A correspondência foi assinada pelo presidente do Conselho Deliberativo, Teodomiro Diniz Camargos, e pelo Diretor Executivo, Hudson Lídio Navarro, e endereçada a Antonio Augusto Anastasia, Alberto Pinto Coelho, Aécio Neves da Cunha e Itamar Franco, respectivamente.

+ mais

20.out.10
Seminário discute uso de recicláveis na construção

O Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR) promove no próximo dia 27 de outubro, de 8h30 às 17h30 o seminário Incentivos para agregar valor aos recicláveis da construção, com o objetivo de debater os problemas e as soluções possíveis para a questão, em especial na região metropolitana de Belo Horizonte. O seminário será realizado na sede do CMRR, no bairro Esplanada, e a participação é possível mediante inscrição prévia. Outras informações pelos telefones 3465-1202 e 3465-1204.

+ mais

13.out.10
Diretoria visita presidente da Fiemg

A diretoria do Instituto Horizontes fez uma visita ao presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), Olavo Machado, na última sexta-feira, dia 8 de outubro, para cumprimentá-lo pela posse, agradecer o apoio da entidade a projetos do IH, como o do Plano de Ação para o Vetor Noroeste, e reforçar os laços de cooperação.

+ mais

20.set.10
Artigo critica trem-bala

O arquiteto Jorge Vilela, do Instituto Horizontes, publicou neste domingo, dia 19, no jornal ESTADO DE MINAS, artigo criticando a iniciativa de construção do trem-bala entre Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas. Segundo ele, ´os corredores saturados estão no interior das metrópoles e não entre elas´. 
Leia o atigo em nosso clipping.

+ mais

13.set.10
IH em debate sobre Soluções para cidades

O presidente do Conselho Deliberativo do IH, Teodomiro Diniz Camargos, e o diretor Jorge Villela participam nesta quinta-feira, dia 16 de setembro, do seminário Soluções para cidades - Rumo à Copa 2014, parte do Minascon 2010. O seminário será realizado no auditório Ouro Preto do Expominas, na Gameleira, a partir das 9 horas.

+ mais

05.ago.10
Jorge Vilela dá entrevista à TV Horizontes

O arquiteto e urbanista Joge Vilela, consultor e diretor do IH, deu entrevista ao programa Caleidoscópio, da TV Horizontes na última quarta-feira, dia 4 de agosto, comentando o caos no trânsito da capital mineira, no primeiro dia de retorno das férias escolares.

Clique e leia a entrevista na íntegra.

 

+ mais

03.ago.10
Debate sobre a lei de uso do solo

O Instituto Brasileiro de Estudos Imobiliários promove nesta segunda-feira, dia 9, a partir das 8 horas, no auditório da OAB, debate sobre a nova Lei de Uso e Ocupação do Solo de Belo Horizonte, com a participação de especialistas de diversas áreas. O Instituto Horizontes estará representado  pelo arquiteto Jorge Fernando Villela.

+ mais

01.ago.10
IH recebe presidente do Cideu

O prefeito de Rosário (Argentina) e presidente do Centro Iberoamericano de Desenvolvimento Estratégico Urbano (Cideu), Miguel Lifschitz, foi recebido em jantar pela diretoria do Instituto Horizontes, representada pelo coordenador, Hudson Navarro, e pelos diretores e conselheiros Marcos Sant`Anna, Rodrigo Ferreira Andrade e Luciana Braga.

+ mais

12.jul.10
Estudo detalha mobilidade no Vetor Sul nos próximos dez anos

A Associação dos Empreendedores da Vila da Serra e Vale do Sereno contratou a empresa Tectran para realizar amplo e detalhado estudo sobre as questões de trânsito e mobilidade no chamado Vetor Sul de Belo Horizonte, fazendo, inclusive, uma projeção dos desdobramentos nos próximos dez anos. A realização do estudo, segundo o presidente da entidade, Luiz Hélio Lodi, é decorrência das recomendações do Programa de Ações Estratégicas do Vetor Sul, elaborado pelo Instituto Horizontes.

+ mais

11.jun.10
IH recebe visita de lojistas do Barro Preto

A diretoria do Instituto Horizontes recebeu na última quinta-feira, 10 de junho, a visita do presidente da Associação Comercial do Barro Preto, Marco Polo Rolim, que pretende contar com o apoio do instituto para o desenvolvimento e a requalificação urbana da região.

+ mais

24.mai.10
IH se redefine e põe foco na cidade

Após uma sequência de seminários em sua sede, em Rio Acima e em Lagoa Santa, o Instituto Horizontes redefiniu em maio seus objetivos e sua forma de atuação, para se adequar à realidade da capital mineira e seu entorno metropolitano, do estado e do próprio país. Pela nova proposta aprovada, o Instituto passa a ter como foco de atuação A CIDADE, sem distinção de qualquer área geográfica específica; quando foi criado, há 12 anos, o Instituto havia definido como foco a Grande BH.

As novas diretrizes do Instituto estão definidos nos conceitos da Visão, Missão e Valores aprovados (leia ao lado).

 

 

+ mais

20.mai.10
Câmara aprova lei de uso do solo de BH

A Câmara dos Vereadores de Belo Horizonte aprovou nesta quata-feira, dia 19 de maio, o Projeto de Lei 820/2009, que altera o Plano Diretor e a Lei de Parcelamento, Ocupação e Uso do Solo da capital mineira. Os jornais de hoje, quinta-feira, têm vasto material a respeito. Consulte o nosso clipping, na coluna lateral.

+ mais

10.mai.10
Tragédias urbanas, planejamento e justiça

A professora Jupira Gomes de Mendonça, da UFMG, publica artigo no Boletim da UFMG afirmando, entre outras coisas, que "os desabamentos, soterramentos e inundações que vimos presenciando são intoleráveis, são frutos dessa outra tragédia, que é a forma como as elites brasileiras vêm gerindo nossas cidades". Merece leitura.

+ mais

10.mai.10
Mais investimentos no Vetor Norte

O jornal O TEMPO, em sua edição de hoje, 10 de maio, anuncia novos investimentos privados na região Nordeste de BH: Leroy Merlin e Wal Mart. Nesta segunda-feira, haverá audiência pública na Regional.

+ mais

25.fev.10
Plano do governo detalha crescimento do Vetor Norte

A convite do IH, do Sicepot-MG e do Sinduscon-MG, o subsecretário de Assuntos Internacionais de Minas, Luiz Antonio Athayde, apresentou nesta quinta-feira, dia 25, a uma seleta plateia os estudos que irão orientar o desenvolvimento do Vetor Norte da RMBH.

+ mais

03.fev.10
Vetor Noroeste é foco do próximo estudo

Depois de concluir estudos relativos aos Vetores Norte (Programa de Ações Imediatas) e Sul (Plano de Ações Estratégicas) da Região Metropolitana de Belo Horizonte, o Instituto Horizontes está voltado agora para estudos sobre o chamado Vetor Noroeste, que, seguindo o eixo rodoviário em direção a Brasília, envolve trechos das cidades de Belo Horizonte, Contagem, Ribeirão das Neves e Esmeraldas. 

+ mais